REVIEW | The Ascent: Cyber Heist traz mais balas, sangue e muito neon

Sagitta Tech
5 min readAug 31, 2022

--

Me lembro que quando peguei vi que The Ascent estava em promoção durante uma época na PlayStation Store, bastaram algumas visualizações de seu gameplay frenético e cheio de luzes neon para me conquistar. O game se trata de um shooter cyberpunk com uma jogabilidade que lembra muito os títulos da série Diablo. Agora, meses depois de seu lançamento (e com vários bugs corrigidos), o game ganha um DLC chamado Cyber Heist que deixa a ação futurista muito mais eletrizante.

Uma cópia digital do conteúdo adicional The Ascent: Cyber Heist para PS5 me foi cedida para análise pelo Press Engine e, depois de passar várias horas atirando para todos os lados e hackeando qualquer dispositivo eletrônico que estivesse em meu caminho, trago uma review completa dessa incrível experiência cyberpunk que traz muitas novidades e aprimora quase todos os aspectos do game original.

Nem tão novas “cyber” aventuras

Já que vamos analisar apenas o DLC de The Ascent, não iremos nos aprofundar nos aspectos do game original. Apesar disso, vale a pena lembrar que, em termos de história, The Ascent não tem nada muito memorável ou que fuja do clássico clichê de uma “distopia cyberpunk”. O aspecto onde o game realmente brilha é na sua ação! Junte a isso um visual isométrico com temática cyberpunk e uma trilha sonora feita na medida certa e você tem um shooter único que não decepciona.

Enquanto Cyber Heist continua a partir dos eventos de The Ascent, ele traz novidades como missões extras e uma nova localidade fantástica, chamada Dark Playground, para os jogadores explorarem. Além disso, você terá acesso a novas armas que prometem dar uma turbinada no gameplay e tornar cada batalha mais emocionante. Mesmo assim, em muitos momentos, Cyber Heist apenas passa a impressão de que é mais um “pacote de conteúdo” extra do que de fato uma extensão do jogo original.

Com cerca de 3 a 5 horas (ainda menos se você estiver bem acostumado com o estilo de gameplay de The Ascent) você consegue concluir a DLC. O mapa novo possui um tamanho considerável e, mesmo com os belíssimos visuais recheados de luzes neon que contrastam com becos e vielas escuras, tudo é muito similar a outros locais que já estavam disponíveis no jogo original.

O principal fio condutor da narrativa da DLC Cyber Heist coloca o jogador em busca de um cientista que possui tecnologia de ponta que seu cliente está requisitando. Existe um antagonista que você precisa confrontar para alcançar o objetivo principal, mas fora algumas falas em particular e uma ou outra cutscene interessante, nada consegue fugir do clichê narrativo que já existia no game original.

Neon com cores fracas

Em termos de combate, você agora irá encontrar em Cyber Heist inimigos que vão dos níveis 30 a 40 — o que pode ser um grande desafio se você ainda não dominar as mecânicas de ação e controlar as habilidades de seu personagem no game. Infelizmente os tipos de inimigos não são muito variados, então espere encontrar os mesmos tipos de adversários repetidas vezes até o fim da campanha dessa DLC.

No entanto, uma adição interessante que está presente em Cyber Heist são as armas para combate corpo-a-corpo. Uma deles é a Guillotine, uma espada katana brilhante com tecnologia cyberpunk que é difícil de trocar por outra arma assim que você experimenta a quantidade de estrago que ela faz nos inimigos. Claro, o foco do combate de The Ascent ainda é com armas de longa distância, mas dado o tamanho curto dessa DLC é possível investir boa parte do gameplay experimentando uma nova modalidade de combate (se você souber se esquivar dos ataques inimigos tão bem quanto eu, claro).

Apesar de essa tática ter facilitado um pouco minha jornada por Dark Playground, eu senti que contar com apenas uma arma para fazer todo o serviço sujo estava me privando de aproveitar uma das melhores características de The Ascent: o manejo de seu inventário de armas. Seria interessante que o DLC tivesse investido em mais variedades de armas corpo-a-corpo para que o jogador pudesse escolher qual item oferece o melhor balanceamento de atributos, em comparação com outros, durante o combate.

Muita ação e pouco conteúdo

Definitivamente o maior problema do DLC Cyber Heist é que ele passa a sensação de ser apenas uma longa missão secundária ao invés de um conteúdo adicional significativo. Mesmo que a nova localidade de Dark Playground seja visualmente impressionante, ela decepciona pela falta de conteúdo. A ação frenética e eletrizante de The Ascent ainda está presente (e em sua melhor forma), mas nada que compense um DLC tão curto e com um preço alto.

Opinião Final: OK

Por Luís Antônio Costa

--

--

Sagitta Tech

O Sagitta Tech é uma página dispara uma flecha certeira na direção do que é mais interessante no mundo da tecnologia e games, por Luís Antônio Costa.