OPINIÃO | A redenção de No Man's Sky

Sagitta Tech
6 min readMay 31, 2023

--

Quem conhece minha trajetória no jornalismo de games sabe que já dei algumas opiniões polêmicas. Uma delas foi dar nota 10 para No Man’s Sky na sua review de lançamento quando escrevia para o portal GameBlast. Eu sei, eu sei. Como é possível que alguém, em sã consciência, tenha dado essa nota para um game com tantos problemas e que praticamente não cumpriu nenhuma promessa?

De fato, talvez eu tenha me equivocado na pontuação do game mas, agora 7 anos depois de seu lançamento No Man’s Sky se tornou um dos maiores exemplos de redenção na indústria de games e minha intenção com esse vídeo é mostrar como na minha análise inicial eu possa ter percebido o real potencial desse game que tantos críticos falharam em captar.

Do céu ao inferno e de volta

Desenvolvido e publicado pela desenvolvedora independente Hello Games em 2016, No Man’s Sky era um dos títulos com mais hype em volta desde Cyberpunk 2077. Eu acompanhei de perto a apresentação do criador Sean Murray na E3 2015 no palco da Sony e o público (incluindo eu) estava indo a loucura com o tamanho da odisseia espacial que em breve poderíamos vivenciar no PS4.

No entanto, o jogo recebeu críticas mistas após o lançamento, com muitos jogadores desapontados com a falta de conteúdo e problemas técnicos.

O primeiro problema de tudo é que o jogo foi comercializado como um enorme game de mundo aberto, onde os jogadores podiam explorar um vasto universo com planetas, criaturas e civilizações gerados processualmente. No entanto, muitos jogadores descobriram que o jogo tinha quase nenhuma profundidade e variedade, e os planetas que visitavam eram frequentemente semelhantes entre si.

Além da falta de conteúdo, No Man’s Sky também teve vários problemas técnicos. Os jogadores relataram travamentos, congelamentos e outros bugs que tornavam o jogo impossível de jogar. Os gráficos do jogo também foram criticados por serem de baixa qualidade e não estarem à altura dos jogos semelhantes.

Acho que o melhor exemplo para ter uma ideia da decepção que No Man’s Sky foi durante seu lançamento é aquele meme do Jurassic Park com a sanfona desengonçada.

Apesar das críticas negativas e do criador do game Sean Murray se esquivando de todas as reclamações como um ninja, a Hello Games continuou a trabalhar no jogo e lançou várias atualizações nos anos seguintes. Essas atualizações adicionaram novos recursos, mecânica de jogo e conteúdo ao jogo.

Uma das principais atualizações do No Man’s Sky foi a Atualização da Fundação, lançada já em novembro de 2016. Essa atualização adicionou construção de base, novos modos de jogo e várias outras melhorias ao jogo. A atualização foi bem recebida pelos jogadores, e muitos sentiram que ela adicionou profundidade e variedade necessárias ao jogo.

Depois dessa primeira atualização, o game passou de uma completa porcaria para um game minimamente aceitável com algum conteúdo para se desfrutar.

A próxima grande atualização do No Man’s Sky foi a atualização Atlas Rises, lançada em agosto de 2017. Esta atualização adicionou um novo modo de história, melhorou os gráficos do jogo e adicionou novas mecânicas, como portais e o tão esperado modo multiplayer (que havia sido prometido desde o anúncio do game).

A atualização Beyond foi lançada em agosto de 2019 e adicionou vários novos recursos ao jogo. Esta atualização também incluia suporte VR, multijogador expandido e um novo espaço social onde os jogadores podem interagir uns com os outros. Agora você podia encontrar seus amigos mais facilmente no jogo e a base de usuários crescia em um ritmo quase exponencial!

A atualização mais recente do No Man’s Sky é chamada de atualização Origins, lançada em setembro de 2020. Essa atualização adicionou novos planetas, biomas, criaturas e outros recursos ao jogo. Também melhorou os gráficos e o desempenho do jogo, tornando a experiência muito mais agradável para os jogadores.

De atualização em atualização você faz um jogo melhor

As atualizações de No Man’s Sky o tornaram um jogo muito melhor do que era no lançamento. O jogo agora tem muito mais profundidade e variedade, e os problemas técnicos foram resolvidos em sua maioria. As atualizações também adicionaram novas mecânicas de jogo e recursos que mantiveram os jogadores voltando ao jogo.

Elas também ajudaram a mudar a percepção do jogo. Embora ele tenha sido inicialmente criticado por sua falta de conteúdo e problemas técnicos, as atualizações mostraram que a Hello Games está empenhada em melhorar o jogo e torná-lo uma experiência melhor para os jogadores.

No Man’s Sky também se tornou uma história de sucesso para a Hello Games. Apesar da recepção negativa inicial, o jogo vendeu mais de 10 milhões de cópias em 2021 e as atualizações ajudaram a manter a base de jogadores envolvida com o jogo.

As atualizações do No Man’s Sky também foram elogiadas pela comunidade de jogadores. Muitos jogadores notaram que o jogo agora está muito melhor do que no lançamento e o recomendaram a outras pessoas.

Como alguém que jogou o game em seu lançamento e pude sentir nos meus dedos o quão precário era o estado da obra (mesmo ainda impressionado com o tamanho do universo procedural), é incrível ver como No Man’s Sky evoluiu.

Mais incrível ainda é perceber que, apesar de ter vários ajustes e redução de qualidade gráfica, todo o conteúdo dessa odisseia espacial da Hello Games também está disponível no Nintendo Switch. É simplesmente fascinante saber que eu posso levar um universo inteiro comigo para jogar onde quer que eu esteja.

Um jogo (finalmente) sem limites

No Man’s Sky teve um começo difícil quando foi lançado em 2016. O jogo foi criticado por sua falta de conteúdo e problemas técnicos. No entanto, a Hello Games continuou trabalhando no jogo e lançou várias atualizações que adicionaram novos recursos, mecânica de jogo e conteúdo ao jogo.

As atualizações tornaram esse amontoado de dados que criavam um universo confuso e vazio em um jogo muito melhor do que era no lançamento e ajudaram a mudar a percepção público (e à Sean Murray a recuperar a sua reptução e de seu time de desenvolvedores). As atualizações também ajudaram a manter a base de jogadores engajada com o jogo, e No Man’s Sky se tornou uma história de sucesso para a Hello Games.

Por Luís Antônio Costa.

--

--

Sagitta Tech

O Sagitta Tech é uma página dispara uma flecha certeira na direção do que é mais interessante no mundo da tecnologia e games, por Luís Antônio Costa.